´Resgatar e ressignificar a universidade pública” será o tema da aula na UESC
A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) promove, nesta segunda-feira, 16 de agosto, às 9 horas, a aula inaugural, no modo on-line, referente ao início do semestre de 2021.2. O reitor Alessandro Fernandes Santana, atual presidente do Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais Baianas, convidou o reitor da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), prof. Dr. Luiz Otávio de Magalhães, para proferir a conferência de abertura do semestre, cujo tema será “Resgatar e ressignificar a universidade pública: contextos, políticas e sujeitos”.
O evento será pelo canal da Universidade no Youtube, com acesso pelo portal www.uesc.br. Na oportunidade, também estará presente o vice-reitor da Uesc, Prof. Dr. Maurício Santana Moreau, a Pró-Reitora de Graduação, Profa. Dra. Rosenaide Ramos, entre outros dirigentes.
O conferencista Luiz Otávio de Magalhães é professor titular da Uesb, doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), professor do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Uesb e foi membro do Conselho Estadual de Educação da Bahia no período de 2008 a 2018.
Magalhães foi presidente da Câmara de Educação Superior e da Comissão de Direito Educacional do Conselho Estadual de Educação da Bahia. Atualmente, é reitor da Uesb, tendo sido presidente do Fórum dos Reitores das Universidades Estaduais Baianas no período 2020-21.
Para este semestre, a Uesc continuará com as aulas utilizando recursos digitais ou Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs). Entretanto, o Conselho Universitário autorizou a realização presencial de atividades curriculares que tenham componentes que não possam ser realizados de maneira remota, envolvendo cerca de 400 discentes.
Essa autorização se restringe aos cursos de graduação de Biomedicina, Ciência Biológicas (Bacharelado e Licenciatura), Enfermagem, Medicina, Medicina Veterinária, Agronomia, Química (Bacharelado e Licenciatura), Engenharia Elétrica, Engenharia Química, Engenharia de Produção e Engenharia Civil. Para isso, a Uesc está finalizando um plano de retorno. As aulas presenciais irão atender a um protocolo de biossegurança a ser implementado pela Universidade após submissão ao Conselho Universitário (Consu).